Relíquias da floresta com Araucária

31-Oct-2015

Vão do museu Oscar Niemayer.

 

Adentrando uma ecassa Mata Preta da floresta que permeia o sul do Brasil, deparamos com um catálogo de relíquias-plantas que numeram aproximadamente duzentas. Remanescentes de uma artesania, são de fato relíquias ao avesso. Entre as mudas suspensas, devir árvores e histórias. Envoltas numa esfera orgânica de terra, microvegetações e algodão, são suspensas por fios, criando uma gravitação contrastante em meio a aterro horizontal das densas araucárias.

 

"Relíquias da floresta de araucária"é como brotar de uma paisagem em extinção. Nessa reminiscência dos anos 80 quando, na escola, nasce um pé de feijão no algodão, nos deparamos com a atual ordem ambiental do nosso país.

 

Apropriar-se da técnica de "string garden", deu uma leveza em contraponto à densidade de problemas reais que o desmatamento proporciona à qualidade de vida humana. Em 26 metros no vão da arquitetura do Museu Oscar Niemayer, a instalação compõe temporariamente o evento de moda ID FASHION na Cidade de Curitiba. A obra ali disposta, entre a simplicidade de nós e espécies raras como o Carandaí (Trinthrinax brasiliensis), não está acabada. Após aparição efêmera, as mudas serão transportadas para o interior do Paraná, na localidade de Nova Restinga, e então plantadas, criando assim uma pequena área de restauração da mata  e estudos.

 

 

 

Please reload

Posts Recentes

February 15, 2019

August 3, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

  • Vimeo preto quadrado
  • Twitter Square